3/27/2012



Quero trazer à memória aquilo que me pode dar esperança. Lamentações de Jeremias 3:21
 Somos peritos em esquecer as coisas. Digá-se de passagem, sou um destes.
Já perceberam como a gente consegue esquecer das coisas mais básicas da vida. Onde colocamos a chave, onde deixamos aquela peça de roupa. Ha alguns esquecimentos maiores ainda. A data do aniversário de alguém, o nome da pessoa que acabamos de conhecer e dai por diante.
Acho que se esquecer das coisas é algo que nos traz constrangimento, principalmente quando nos esqcemos de coisas importantes. O que dizer então quando esquecemos dos grandes feitos de Deus em nossa vida?
Jeremias, em suas lamentações, começa este capítulo falado dos pecados e desolações que atingem o povo. Ele chega a um ponto tal que sua única declaração não poderia ser outra se não esta que temos como tema hoje.
A vida Cristã é assim. Quantas vezes estamos passando por uma situação semelhante. Quantas vezes os problemas e desolaçãoes se tornam tão grandes que nos sentimos totalmente desesperados. Uma situação assim tira de nós algo muito precioso. A confiança em Deus.
Se pudéssemos colocar em um papel todas as coisas que Deus já fez em toda nossa vida, com certeza gastariamos muitas e muitas folhas para narrar todas as vezes em que o Senhor se prontificou a nos ajudar e agir soberanamente sobre nossa vida
O que acontece é que nossa mente se esquece muito rápido do que Deus faz, e isso nos faz sentir uma tristeza muito grande, de abandono e de falta de esperação.
O desafio de hoje é o seguinte: comecemos a enumerar o que Deus já fez por nós, e façamos de tais lembraças o trampulim para alçar grandes vôos, transpor grandes barreiras e sermos assim mais que vencedores.
O Senhor jamais nos abandona, e tudo quanto ele faz é para nosso bem.
Ore: Senhor, que em minha mente estejam sempre nítidas as palavras do Senhor, bem como todos os teus grandes feitos. E que tais lembraças possam fazer com que meu coração confie sempre no Senhor. Amém


Saiba a quem você pertence
Você nunca vai compreender sua verdadeira identidade a não ser que estabeleça fimemente em seu coração que é filho ou filha de Deus. A Bíblia assim se refere a Jesus: “Aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”
Uma vez que resolva essa questão e conheça a Deus como seu Pai celestial, sua vida mudará. Você começará a parecer-se com a família. Terá os olhos, o coração e amente de seu Pai.
Já ouviu falar de Deus como alguém tão rígido e exigente que parece intangível? Ele se tornou alguém a ser evitado porque a proximidade dele a lembrava de que você fracassou? Se é assim, eis outra razão para aprender a ver Deus como seu Pai Celestial. Ele só causa medo quando você não o conhece, não o ama e não o reverencia como alguém que a ama. Ele quer ter um relacionamento próximo com você.
Quando Jesus nos ensinou a orar, disse para primeiro estabelecermos com Deus um relacionamento como Pai celestial e depois louvar e exaltar seu nome. Disse que devemos orar: “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará” (Mt 6.6).
Como filhas de Deuss, temos privilégios únicos. Passamos a fazer parte de uma grande família. Viveremos eternamente em um lugar especial. Somos sutentadas. Recebems muitas bençãos e dons maravilhosos. Temos segurança e uma posição importante nos “negócios da família”. Recebemos uma herança surpreendente. Deus diz que os planos que tem a nosso respeito são ‘planos de fazê-los prosperar e não lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jr 29.11)
Uma das maneiras de um pai amar um filho é estabelecer regras par sua proteção e seu benefício. As regras de Deus são um sinal de seu amor por nós. Por sermos filhos, algumas coisas são esperadas de nossa parte. Uma das maneiras de amá-lo e reconhecê-lo como Pai é viver segundo Suas regras. Uma dessas regras é honrá-lo com adoração e louvou. É também asssim que passams a conhecê-lo melhor.
Talvez você nunca tenha recebido amor incondicional de um pai terreno, mas jamis precisará viver sem o amor incondicional de seu Pai celeste. Ele que ouvi-la, por isso chame por Ele.


Empecilhos
Você já percebeu que quando você tem uma visita importante para fazer, quem sabe para um amigo que está vivendo um problema delicado, aparecem muitos empecilhos a ponto de quase impedi-lo de ir?  
Uma das situações mais terríveis que existe é termo de ir ao enterro de alguém que tivemos a oportunidade de visitar, e não fomos. Isso machuca o coração. Às vezes, estamos prontos e desejosos para ir, mas aparecem coisas que nos impedem. Até chegamos a dizer: “Isso é natural, é assim mesmo”. Mas é fundamental sabermos o que está nos impedindo e, então, orarmos e irmos mais rápido ainda.
Quando entendemos que somos a resposta de Deus para nosso irmão, as coisas se tornam diferentes, porque sabemos que não se trata apenas de um desejo nosso, mas de uma incumbência dada pelo Senhor. (Pastor Márcio Valadão – Batalha Espiritual)


 PERSEGUIÇÃO NA COREIA DO NORTE

Por que a Coreia do Norte é o número um? – Parte 1  
 
Kim Tae Jin, desertor norte-coreano que vive em Seul. Ele viveu por quatro anos no campo de concentração em Yodok   
Saiba mais sobre a Igreja Perseguida na Coreia do Norte
COREIA DO NORTE (1º) – Seria necessário criar uma nova linguagem para traduzir em palavras as crueldades do regime norte-coreano. Em nenhum outro país a perseguição aos cristãos é tão severa. Dezenas de milhares de pessoas vivem e (no final das contas) morrem em campos de concentração. Mesmo a posse de uma Bíblia é motivo suficiente para ser morto ou preso junto com sua família para o resto de sua vida. Por que cerca de 400.000 cristãos são caçados como animais?
Imagine um país onde o Estado decide onde você mora, que profissão escolher, qual esporte você pratica, o alimento que você come e se você come. Imagine um país sem nenhuma cor na roupa das pessoas e nas edificações, exceto para as imagens de propaganda que decoram apartamentos de concreto, casas e monumentos. Imagine um país onde o Grande Líder foi morto há 16 anos, mas ainda é presidente e seus seguidores famintos devem adorá-lo como um deus. Esta é a realidade sombria da Coreia do Norte.
Este país comunista ocupa o primeiro lugar na Classificação de países por perseguição 2011 da Portas Abertas. Ele é o primeiro há nove anos. Por décadas, ninguém sabia exatamente como a Igreja estava depois da Guerra da Coreia. Nos anos noventa, a Portas Abertas encontrou uma maneira de manter contato com os cristãos clandestinos e descobriu que a Igreja estava muito viva. Mas também estava  ferida, sangrando. Cooperadores da Portas Abertas esclareceram os planos extraordinários que o Estado fazia para caçar, capturar e até matar os cristãos.
Na Classificação, a Coreia do Norte teve quase a pontuação máxima do relatório de pesquisa (90,5 de 100 pontos possíveis). A única razão pela qual a Coreia do Norte não obtém a pontuação máxima é por causa de sua constituição. Oficialmente há liberdade religiosa na Coreia do Norte. Na prática, os civis não têm quaisquer direitos. A atitude do Estado em relação aos cristãos é extremamente hostil: eles não deveriam sequer existir. Não há liberdade para construir igrejas ou casas de culto. A posse de material cristão é ilegal e punível com a morte.
Abominável campo de trabalho
Em maio de 2010, um grupo de 23 cristãos foi descoberto. A polícia encontrou Bíblias e outros impressos cristãos. Três pessoas foram publicamente executadas, e as outras desapareceram dentro do terrível campo de Yodok.
Este vasto campo de trabalho está na província do sul de Hamkyung, e sua localização nas montanhas torna a fuga quase impossível. Nos lugares onde um prisioneiro poderia ter uma chance de escapar, altas cercas com arame farpado foram erguidas. Algumas seções são eletrificadas. Além disso, existem campos minados e outras armadilhas mortais.
A cada dois quilômetros há uma torre de vigia de sete metros de altura. Qualquer tentativa de fuga é frustrada. “Os presos são tratados pior do que gado. Eu vi pessoas morrendo de fome e de doença. Eu vi as execuções. Os que estão vivos parecem fantasmas ambulantes. Tivemos nossas identidades tiradas. Todo o sistema me fez entrar em desespero”, diz um ex-prisioneiro.
 
Centenas de cristãos foram presos em 2010 e vários foram interpostos à morte. A Portas Abertas não pode revelar quaisquer detalhes sobre estes casos, porque isso aumentaria os riscos dos cristãos presos que ainda estão vivos. Estima-se que entre 50.000 e 70.000 cristãos sofrem nos campos. Lá é o único lugar onde eles têm algum valor para a “República Popular Democrática da Coreia”.
Exposição dos cristãos
A Coreia do Norte faz tudo que está ao seu alcance para expor os cristãos. As crianças são um instrumento importante para descobrir a atividade cristã secreta. Seus professores os instruem na escola a investigar se os pais leem um livro preto. A Portas Abertas conversou com as crianças, que disseram ao professor que seus pais e mães de fato liam um livro assim. Eles foram elogiados por sua contribuição à pátria. Orgulhosas, as crianças voltaram para casa, apenas para encontrá-la vazia. Seus pais tinham sido levados, e elas foram condenadas a uma vida amarga e difícil nas ruas.
Outra forma de expor o “negócio criminoso” é através das sessões semanais de críticas, em que as crianças e os adultos têm de participar. Os norte-coreanos devem relatar o próprio mau comportamento e o de outras pessoas. “Nós todos nos sentimos muito mal e culpados por ter de dizer essas coisas uns dos  outros”, diz o refugiado Park Joo-Chan. “Mas não tínhamos escolha. E isso ainda causou uma ruptura em nossa amizade. Alguns relacionamentos foram quebrados para sempre. Mesmo com o sistema tão destrutivo, não tínhamos dúvida da sua utilidade. Esta foi a nossa forma de vida.”
Além disso, existem as buscas aleatórias nos lares para detectar se as pessoas estão ouvindo as rádios corretas, se os retratos dos líderes são mantidos limpos e se há alguma literatura proibida na casa ou apartamento. Provavelmente em nenhum outro lugar do mundo tantas Bíblias são escondidas no subsolo. A Palavra de Deus coberta de sujeira. Ela faz os cristãos se sentirem culpados, mas que escolha eles têm?

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do SENHOR Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim. Mas o SENHOR Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” (Gênesis 3:8-9)
(Leia Gênesis 3:1-9 e reflita)


Certos lugares se parecem com esse primeiro jardim. Algo sobre a vegetação exuberante, a hora do dia ou os sons da natureza, tudo provoca em nós o anseio devastador de experimentar o que Adão e Eva desfrutavam a cada dia: caminhar com Deus.
O mundo continua sendo um cenário esplêndido para conhecer a Deus, mas algo mudou. Mudou há muito, lá no jardim. As duas primeiras pessoas desistiram do prazer da companhia de Deus, trocando-a pelos próprios interesses. Elas ouviram o som dos passos de Deus no jardim a procurá-las, em seu passeio usual. Mas ambas haviam pecado. A culpa as oprimiu. Sentiram vergonha diante de Deus. Perderam o relacionamento íntimo que tinham com Ele, e, desde então, lutamos para retomar essa proximidade.
Deus não se escondeu do ser humano; ocorreu o inverso. Envergonhados, temerosos e rebelados, Adão e Eva se esconderam entre as plantas. Deus, porém, foi procurá-los. Ele sabia onde os dois se achavam, mas queria que soubessem que estava disposto a buscar sua companhia. Embora tivesse conhecimento da desobediência de ambos, manteve seu compromisso com eles.
De que amizade maravilhosa foram privados! Que paz perderam! Mas, antes de criticá-los, lembremos quão fácil e constantemente repetimos o erro deles. Tomamos decisões que nos afastam de Deus. Experimentamos momentos maravilhosos de Sua presença que gostaríamos de abrigar e guardar; no entanto, horas mais tarde, voltamos as costas para Ele, tentando calar seu terno sussurro em nossa vida.
O poder na vida de oração flui da presença de Deus em nós. Esse poder não é nosso, mas dele. Não o experimentaremos ou testemunharemos se insistirmos em seguir nossos programas e esquemas. Temos que planejar com seriedade e reverência o local e o momento em que nos encontramos com Deus. Se, deliberadamente, não construirmos a vida ao redor dessas “caminhadas no jardim” com o Senhor, o mundo rápida e inexoravelmente preencherá nossas horas com outros compromissos. Como fez com Adão e Eva, Deus virá procurar-nos. Mas como seria melhor se nos encontrasse esperando, cheios de expectativa! Eu não quero que Ele tenha que me perguntar: ‘Onde está você?’ E você? Quer que Ele lhe pergunte?