A mulher segundo o plano de Deus


5/12/2010 por missblenda

Posted in Estudos para PastoresComentários desativados


Consagração Total


“Porque fostes comprados por preço, agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (I Co 6:20)

Fomos comprados

A Bíblia nos fala sobre o profeta Oséias e seu casamento com Gômer. Ele a amava    e tiveram três filhos: Jezreel, Lo-Ruama e Lo-Ami. Entretanto o seu casamento com Gômer era um exemplo vivo da realidade espiritual do povo de Israel. O povo tinha o coração longe do Senhor, seu Deus, e buscava deuses falsos. Enquanto Oséias amava sua esposa e se dedicava ao lar, Gômer tinha seu coração longe da família e bem distante do amor de seu esposo.
Aconteceu o inevitável: Gômer seguiu o caminho da lascívia e da prostituição. Ela abandonou o lar, deixando os filhos sozinhos e seu lar em tristeza profunda. Com o passar do tempo, ela se endividou com os prazeres do mundo e foi parar no mercado de escravos. Foi então comprada por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada. Oséias a comprou para si e a trouxe para casa, com toda alegria. Pediu-lhe que ela se purificasse para ele. Foi uma experiência singular, e ela, arrependida, entendeu o quanto era amada e precisava corresponder ao amor de seu marido.
Esta história bíblica é um grande exemplo do amor de Deus por nós. Deus criou o homem em santidade e pureza, mas o homem preferiu o pecado, havendo, então, uma ruptura drástica entre ele e o Criador. O homem começou a viver afastado de Deus, como escravo do pecado, oprimido pelas trevas, colocado no mercado, sem a dignidade com a qual fora criado. Então, o Senhor nos comprou novamente para si.
Onde estaríamos hoje, se não fosse este grande amor? Esta verdade nos faz perceber e confirmar que o Senhor é o nosso dono: Ele nos tirou do mercado de escravos, nos tornou livres – nos comprou por alto preço (I Pe 1:19; I Co 6:20).
É importante pensarmos que Jesus foi avaliado pelo preço de uma escrava, 30 moedas de prata. Ele, porém, valia mais que o mundo inteiro – pois Ele mesmo é o criador de todas as coisas. Entretanto, ali na cruz, o Senhor trocou as etiquetas de preço, e passamos a valer mais que o mundo inteiro, aleluia!

Amor de Deus e Consagração Pessoal

É maravilhoso compreender essa verdade: “Deus nos amou e deu seu Filho para morrer na cruz em nosso lugar”. Ao perceber que fomos comprados por tão alto preço, o nosso coração precisa responder também a esse amor (Jo 3:16).


Mergulhar nesse amor é experimentar a verdadeira vida e isto nos leva à consagração total.
O Conde Zinzerdorf teve sua experiência de conversão ao contemplar uma pintura retratando o Senhor Jesus pendurado na cruz. O artista conseguiu colocar no olhar de Jesus tamanha vida que transmitiu a mensagem do evangelho. Foi dado o seguinte nome ao quadro: “morri na cruz por ti, que fazes tu por mim”? Com estas mesmas palavras foi composto um antigo hino, trazendo esta reflexão para o coração do crente: “o que temos feito pelo Senhor em troca de tão grande amor”?

O significado da consagração a Deus:

Consagração é o oferecimento de culto a Deus. É um ato de adoração profunda e sincera. Consagrar-se é apresentar-se diante de Deus com as mãos cheias. É ter o que oferecer ao Senhor. O ato de se consagrar ao Senhor significa oferecer-se a Deus para ser apenas um servo, em sacrifício vivo, santo e agradável. Paulo nos diz isto em Rm 12:1: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Podemos perceber que de maneira tríplice nós nos tornamos propriedade de Deus: 1) porque Ele nos criou (Sl 24:1); 2) porque Ele nos amou e comprou com o sangue precioso de Jesus (I Pe 1:19); 3) porque nós o amamos e nos entregamos a Ele em consagração total, nos demos como “sacrifício vivo” ao Senhor (Rm 12:1).

O alvo supremo da consagração

O alvo supremo da consagração é o serviço ao Senhor. O “sacrifício vivo” ficava na presença do sacerdote por tempo indeterminado: no caso de animais, poderia ficar para o serviço do campo ou poderia ser oferecido a Deus em holocausto a qualquer momento.
Em termos humanos, temos o exemplo de Samuel, que foi um sacrifício vivo, oferecido por sua mãe, Ana, e seu pai, Elcana. Samuel cresceu na presença de Deus desde pequeno, morando no templo e obedecendo às orientações do sacerdote Eli. Foi chamado para o serviço profético e sacerdotal, e serviu também como juiz e líder em Israel.
Todo crente deve ser um servo. Deve estar pronto a cumprir a vontade do Pai Celestial. Deve amar como Jesus amou. Deve estar ligado ao “corpo de Cristo” e viver em santidade e prontidão para o Senhor.
Quando compreendemos o valor que temos para Deus, o preço que custamos para Ele, o propósito que Ele tem para nossas vidas, então, há grande alegria em dizer: “eis-me aqui, Senhor. Envia-me a mim”.
Você já disse isto ao Senhor? Você já se consagrou inteiramente a Ele?
Leia os textos e medite: Is 6:1-8; Sl 24: 1-2; Sl 16:2-8; At 20:18-36; I Jo 3: 9-16.

Desafios:

1.Separe cânticos de consagração e cante-os de todo o coração nesses dias.
2.Coloque diariamente seus alvos para o ano de 2007 diante do Senhor e ore por sua vida espiritual e seu crescimento na graça e comunhão com o Senhor.
3.Faça uma consagração específica de cada parte de seu corpo para o uso exclusivo de Deus. Proclame que seus ouvidos pertencem somente a Ele, sua boca falará a sua bendita Palavra (evitando palavras vãs, torpes; a mentira, a ira, a falsidade, a vaidade, etc). Suas mãos e seus pés estarão dispostos a ir e fazer apenas o que o Senhor ordenar, aleluia!
4.Venha aos cultos com toda a família e consagre seu lar, seus filhos a Deus.
5.Seja sensível ao chamado do Senhor, estando pronto para obedecer: sendo um intercessor; fazendo tudo em atitude de adoração e levando a Palavra do perdão e da salvação às pessoas com quem você convive.

“Ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.” Hebreus 10:14


Quando você desconsidera as suas qualidades positivas dizendo a si mesmo: “Sou gorda demais, não sirvo para nada, nunca faço nada certo”, você sempre encontrará a confirmação daquilo que está procurando.

O Dr. Richard Carlson diz: “quando você se menospreza reforça as suas imperfeições em vez de corrigi-las, colocando uma atenção e uma energia desnecessárias em tudo que está errado, em vez de no que está certo. Por que você faz isso, sabendo que o único resultado será um panorama negativo, sentimentos mais negativos e menos apreço pelo dom da vida? Aqueles que regularmente se menosprezam são vistos como pessoas que vivem reclamando, além de darem um péssimo exemplo.

Todos têm aspectos em si mesmos que gostariam de melhorar, mas isto não significa que você precisa se punir. Aqui na terra, nenhum de nós jamais será perfeito, mas colocar-se para baixo não é a resposta.”

A Bíblia diz que Deus “aperfeiçoou aqueles que estão sendo santificados.” Max Lucado escreveu: “Sublinhe a palavra aperfeiçoou. Observe que a palavra não é melhorou. Nem melhorando. Nem ‘em aprimoramento’. (Em inglês, o termo para aperfeiçoar é to make perfect, que significa ‘tornar perfeito’). Deus não melhora;Ele aperfeiçoa, ou seja, torna perfeito. Ele não aumenta; Ele completa... Entendo que sob certo aspecto somos imperfeitas. Ainda erramos. Ainda tropeçamos. Ainda fazemos exatamente o que não queremos fazer... essa parte de nós está sendo “santificada.” Mas no que diz respeito à nossa posição diante de Deus, somos perfeitos.

Quando Ele vê cada um de nós ele vê alguém que foi aperfeiçoado através dAquele que é perfeito – Jesus Cristo.” Tudo bem em procurarmos melhorar, mas vá com calma; pare com freqüência e se lembre que você “está sendo renovado... à imagem do Seu Criador” (Colossenses 3:10 ).

É Jesus quem fará de nós a pessoa que desejamos ser; a pessoa que foi escolhida desede os tempos da eternidade " a fim de sermos para louvor da sua Gloria" ( Ef 1.12). Ao vermos a Sua imagem substituindo a nossa imagem imperfeita, começaremos a amar de fato a pessoa que estamos nos tornando. Graças a Deus por nossas imperfeições e fraquezas..toda fraqueza que temos é uma oportunidade de demonstração do poder de Deus. Paulo disse: "Pela Graça de Deus, sou o que sou" ( 1 Cor 15.10)
Nesta vida, todas estamos embrulhadas com papeis diferentes. Somos altas ou baixas, gordas ou magras, brancas ou negras; as diferenças continuam. Mas o que temos em comum como irmãs em Cristo deveria ofuscar tudo isso.
Do jeito que for, Deus nos ama intensamente. Amiga, nunca houve um momento em sua vida em que em que Deus não a amou..nem um momento. Pare de se menosprezar! Estamos em obras! Deus está nos modelando a cada dia. Seja generosa consigo mesma. Aceite-se! Valorize-se! respeite-se! É importante ter uma boa relação com você mesma. Afinal, as pessoas te tratam como você se trata.
Não importa o que aconteceu na sua vida: se você errou, tudo bem. Valeu a tentativa. Seja sua melhor amiga. Confie em si e seja tolerante consigo mesma.VOCÊ MERECE!
Preocupações nos tiram a liberdade.
Assim como não devemos nos preocupar por “coisa alguma”, devemos fazer conhecidas “em tudo” as nossas petições a Deus, com ações de graça. “Em tudo” significa que não existem coisas, por maiores que sejam, pelas quais não devêssemos falar com Deus. Não deveríamos administrar algumas coisas por nossas próprias forças, deixando outras por conta de Deus. Nosso Pai celeste tem poder para resolver todos os nossos problemas.
Devemos suplicar “com ações de graça”. Devemos agradecer ao Senhor por benefícios já recebidos e agradecer no presente pela certeza dos benefícios futuros. “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.  E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito” (1 Jo 5.14-15).
Que Deus te abençoe neste dia.  Lembre-se sempre: Eu te amo em Cristo Jesus.